A rede de relacionamentos, também chamada de networking, é uma estratégia que permite ampliar as oportunidades de trabalho e negócios a partir do desenvolvimento de contatos.
Isso ocorre por meio de indicações e fortalecimento entre os contatos firmados na rede de relacionamentos.
Portanto, é fundamental que profissionais e empreendedores saibam como criar uma rede de relacionamentos e fortalecer o networking para gerar mais oportunidades.
O que é rede de relacionamentos?
Uma rede de relacionamentos, também conhecida como network, é a prática de estabelecer contato com pessoas da mesma área de atuação ou interesses em comum.
Portanto, é uma estratégia muito útil para quem é prestador de serviço, profissional liberal, autônomo, colaborador CLT e até mesmo empreendedores.
Geralmente, as práticas de networking ocorre quando há oportunidades para estabelecer esse contato, como em eventos relacionados ao trabalho, carreira ou negócios.
A principal finalidade da rede de contatos é fazer com que ocorra uma aproximação entre pessoas que trabalham na mesma área ou ainda em áreas complementares.
Dessa forma, as pessoas podem se conhecer melhor, ampliar as oportunidades, indicar trabalhos, divulgar o seu negócio, entre outras coisas.
A importância e os benefícios do networking para a carreira
A rede de relacionamentos é importante para qualquer pessoa, pois permite firmar e fortalecer os laços entre pessoas que possuem interesses em comum.
Sendo assim, é uma ótima prática para ampliar as possibilidades de trabalho, oportunidades de negócio e permitir o crescimento profissional dentro das tendências do mercado.
Como e por onde começar uma rede de relacionamentos?
Há muitas formas de iniciar uma rede de relacionamentos. Basicamente, uma pessoa que trabalha com registro em carteira começa seu networking a partir dos colegas de trabalho.
Contudo, essa rede fica ainda mais interessante quando os contatos vêm de diversos lugares como de workshops, faculdade, curso técnico, eventos, entre outros.
A forma como a pessoa irá começar a sua rede de relacionamentos depende principalmente da área de atuação e dos contatos que já possui no momento.
Sendo assim, veja os 5 passos iniciais para começar uma rede de relacionamentos:
- Comece com quem você já conhece: anote os contatos que você já possui e passe a usar estratégias que permitam fortalecer esses contatos. Nesse caso, o ideal é manter um diálogo frequente, conversar sobre oportunidades de trabalho e interesses.
- Sempre tenha um cartão de visitas: esse é o primeiro passo para gerar interações, principalmente com quem você ainda não conhece. Sempre que tiver a oportunidade, deixe seu cartão de visitas com seus dados de contato.
- Demonstre interesse: no começo você poderá enfrentar dificuldades para estabelecer contatos, mas você precisa demonstrar interesse e deixar claro sua intenção. Isso permitirá que as pessoas se lembrem de você e te indique.
- Procure pelas pessoas certas: ter uma rede de contatos não significa conhecer muitas pessoas, mas sim estar em contato com as pessoas certas. Quem aproxima você dos seus objetivos? Quem oferece boas oportunidades para seu crescimento profissional? Essas são as pessoas certas para investir o seu tempo.
- Saiba promover o seu trabalho: as pessoas se lembraram de você, sobretudo, pelo que você faz. Portanto, invista na qualidade do seu trabalho e mostre que você é um profissional ou empreendedor competente.
Dicas para criar uma rede de relacionamentos profissional
Além de tudo que já mencionamos até aqui, veja a seguir 7 dicas de como criar uma rede de relacionamentos profissional e ampliar as suas oportunidades de negócio.
#1 Use as redes sociais que potencializam seu trabalho
Embora as redes sociais mais indicadas para networking sejam LinkedIn e Facebook, é importante que você saiba que dependendo da sua área de atuação é interessante usar um determinado tipo de rede social.
Por exemplo, se você atua muito na área criativa e utiliza imagens, o ideal são redes sociais como o Instagram para expor seu trabalho.
Enfim, é importante avaliar qual é a melhor opção para você, considerando seu ramo de negócios.
#2 Faça publicações sobre sua área de atuação
Manter sua rede de contatos atualizada sobre um assunto que você é especialista, fará com que você se torne uma autoridade no tema.
Ser uma autoridade é muito bom, principalmente quando for postar conteúdos em grupos específicos ou em seu perfil no LinkedIn.
#3 Estabeleça um calendário para suas publicações
Não adianta obter tantos contatos se você não fizer publicações constantes. Eles esquecerão em pouco tempo do seu trabalho ou simplesmente não terá interação com você.
Portanto, mantenha a periodicidade das publicações.
#4 Crie um blog ou site para divulgar seu trabalho
Ter um blog ou site como um portfólio de trabalho ou mesmo como endereço profissional para o seu negócio é uma ótima forma de divulgar seu trabalho e aumentar sua rede de contatos.
Lembre-se: Para ter um Blog de sucesso é imprescindível que o conteúdo seja de qualidade e que você mantenha uma certa frequência de postagem.
#5 Participe de palestras, eventos, workshops e feiras
Todos os eventos realizados em sua área de atuação, principalmente se for sobre um tema em que você é especialista, contribuirão para sua rede de contatos.
Quando tiver a oportunidade, participe desses eventos e vá atrás das pessoas com maior potencial de ser um bom contato em seu networking.
#6 Faça encontros de negócios com seus contatos
Mais do que estabelecer o contato, é preciso manter o diálogo constante. Por isso, é recomendado realizar encontros de negócios como happy hours, café ou almoço com pessoas que fortaleceram sua carreira.
Nesse caso, é interessante sair do ambiente corporativo e manter o contato profissional fora do trabalho.
Faça o teste, convide amigos de trabalho ou outras pessoas influentes em sua rede de contato para um almoço, ocasionalmente. Você irá se surpreender com quantos contatos conseguirá manter e fazer desta forma.
#7 Seja palestrante ou promova eventos
Uma outra forma de ser notado, divulgar o seu trabalho e ainda ampliar sua rede de contatos é promovendo eventos ou sendo palestrante.
Nesse caso, você ficará responsável por realizar tais eventos, portanto, é interessante que você promova uma discussão dentro de um assunto que você é referência e possui total autoridade para falar.
Você pode fazer isso realizando palestras gratuitas presencialmente, palestras pela internet, encontros de profissionais da mesma área, entre outras oportunidades.
Psicóloga especialista em recrutamento e seleção com mais de 15 anos de experiência.