como se destacar no trabalho

Dicas para você se destacar no trabalho

Ser um profissional de destaque no trabalho é a meta de muitos profissionais. E estão corretos em perseguir este objetivo.

Afinal, ninguém quer ser aquela pessoa que trabalha muito, cumpre os prazos e nunca é promovida.

Mas a boa notícia é que você pode se destacar no trabalho. Basta seguir algumas dicas no dia a dia. Confira a seguir!

Como se destacar no trabalho?

Antes de mais nada, para se destacar na empresa você precisa compreender a importância do que você faz. Parece bobagem, não é? Mas muita gente não valoriza o que faz. E este é um grande erro.

Além disso, você deve descobrir uma forma de compartilhar os resultados. Mas sem parecer inconveniente.

Em suma, o principal responsável pelo seu reconhecimento é você. Muitas vezes, o reconhecimento não cai do céu, você precisa ir atrás e conquistá-lo.

Para ajudar você a conquistar esse reconhecimento, separei algumas dicas que podem ser úteis.

1. Construa o direito de ter ideias

Já vi muitas pessoas que chegam numa empresa já querendo expor suas ideias. Muitas vezes, o intuito é contribuir para a melhoria do desempenho da empresa.

Mas na ansiedade de querer apresentar resultados, o profissional acaba arriscando seu emprego.

Claro, querer melhorar os processos e mostrar proatividade são atitudes louváveis. Contudo, é preciso saber o momento e a maneira correta de fazer isso.

A oportunidade de expor suas ideias é fruto de uma construção. Ou seja, você precisa entender como a empresa funciona, para depois dar suas contribuições.

Na verdade, uma ideia, crítica ou sugestão em um momento inadequado pode gerar uma situação difícil. Inclusive, seu gestor pode não gostar.

Antes de tudo, mostre para o que você veio. Deixe claro que sua missão é dar mais resultados para a empresa.

Então, depois dessa fase, já com a confiança do seu chefe, você terá o direito de expor suas ideias.

2. Saiba assumir erros

Uma das piores atitudes que um profissional pode ter no ambiente de trabalho é dar desculpas.

Frases como “a culpa não foi minha”, “não tenho nada a ver com isso” ou “foi outra pessoa quem errou” são usadas com frequência por quem quer se eximir de um erro.

Se você realmente quer se destacar na empresa, remova essas frases do seu vocabulário. Na maioria das vezes, o gestor não quer saber de quem foi o erro. Ele quer soluções!

Então, se o erro foi seu, assuma. Mas você deve se esforçar para encontrar uma solução. Melhor ainda, quando assumir o erro, já tenha uma solução pronta.

Se a falha não foi sua, não tente encontrar culpados. Ao invés disso, direcione o tempo que você gastaria acusando outra pessoa para tentar solucionar o problema.

Transferir a responsabilidade para o outro demonstra falta de ética, imaturidade e falta de profissionalismo.

Pense muito bem nisso, pois não é essa a imagem que um profissional de destaque deve transmitir.

3. Pare de dar desculpas

Como já vimos, ficar dando desculpas prejudica sua imagem profissional. Mas pior que uma desculpa é uma mentira.

Isso é péssimo para a imagem de qualquer profissional, tanto perante o gestor como diante da equipe.

Quer um exemplo? Já trabalhei com pessoas que davam tantas desculpas para faltar, que quando o telefone tocava alguns já tentavam adivinhar qual seria a desculpa da vez.

4. Pare de reclamar

Sabe o que é pior do que o profissional ruim? É o profissional que vive reclamando da empresa.

Uma coisa que logo vem à mente é: “será que essas pessoas não têm capacidade de conseguir algo melhor?”. Afinal, se a empresa é tão ruim, por que a pessoa não busca algo melhor?

Portanto, se você estiver insatisfeito com algo, ao invés de gerar burburinhos entre a equipe por causa das suas reclamações, converse com quem pode resolver seu problema.

Na maioria das vezes essa pessoa é o seu chefe. Ele deve ser visto como um confidente. Muito provavelmente essa é a pessoa que tem a autoridade para ajudar a resolver o seu problema.

Além disso, essa atitude mostra que você está disposto a contribuir para a evolução da empresa. Essa é uma ótima oportunidade de se destacar no trabalho.

5. Fique longe de fofocas

Nem preciso falar o quanto a fofoca é nociva para qualquer empresa. Certamente você já sofreu ou conhece alguém que teve problemas por causa da “rádio peão”.

As pessoas passam muito tempo juntas no local de trabalho e fatalmente fazemos comentários sobre as situações do dia. Isso é totalmente normal.

Mas isso se torna um problema quando perdemos o controle sobre esses comentários, e contribuímos para gerar um clima pesado na equipe.

Esta é a pior consequência da fofoca. Por isso, tente evitar a todo custo.

6. Saiba se comunicar

Uma boa comunicação no local de trabalho é essencial. Isso evita que informações sejam divulgadas ou entendidas de forma inadequada.

Portanto, entenda como funcionam as coisas na empresa. Descubra como você pode marcar uma presença positiva a partir da sua postura e da forma como se comunica.

E não estou falando apenas de palavras, mas também de comportamento.

7. Seja uma referência

Uma ótima maneira de se destacar no trabalho é ser referência em algo. Sabe quando surge uma dúvida e as pessoas falam “pergunta para o fulano, ele pode te ajudar”? Esse “fulano” é quem você deve ser.

Você pode se tornar uma referência estudando e buscando conhecimento. Pode ser uma pós-graduação ou um simples curso online.

Por exemplo, se a empresa usa um software que você tem algum conhecimento, invista em cursos para saber tudo sobre essa tecnologia.

Além disso, ajude as outras pessoas e encontre soluções para os problemas. Assim você será lembrado sempre que um problema semelhante surgir.

O segredo é estar sempre um passo à frente da própria equipe para ser reconhecido. Muitas vezes, um líder não é eleito pela empresa. mas sim pela equipe. A empresa apenas valida esta posição.

Liderança é postura, é comportamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.