Promoção no trabalho

8 estratégias para alcançar uma promoção

Muitos de nós adoraríamos ser promovidos, pois alcançar uma promoção permite que você assuma um papel mais importante em sua empresa, ganhe um salário mais alto, tenha mais qualidade de vida e melhore seu status social e profissional.

No entanto, para avançar de forma eficaz em sua carreira, você precisará ter um excelente desempenho de trabalho e chamar a atenção de seus supervisores.

Se você estiver no mesmo emprego há algum tempo, é muito fácil de presumir que uma promoção virá todos os anos, como uma espécie de bônus por tempo de serviço.

Mas, saiba que para isso você deve fazer mais do que registrar horas para chegar ao próximo nível, uma vez que para obter uma promoção é necessário mais do que apenas fazer bem o seu trabalho.

Para subir um degrau na escada corporativa e alcançar o próximo nível na carreira, você terá que provar aos tomadores de decisão e à sua liderança que está pronto, portanto merece o suficiente para assumir mais responsabilidades.

E ter mais responsabilidades significa mostrar ativamente (e às vezes dizer) ao seu chefe que você está pronto para assumir aquela nova função.

Ainda que desempenho, experiência e habilidades sejam requisitos comuns para uma promoção de emprego em muitos locais de trabalho, saiba que você pode tomar medidas extras para se tornar um candidato principal para a posição desejada.

Sendo assim, neste artigo, abordaremos algumas estratégias para você adotar e aumentar suas chances de obter a tão sonhada promoção. Então, continue lendo para descobrir quais são elas!

As estratégias mais efetivas para conseguir ser promovido

Embora não haja uma fórmula única para o crescimento profissional, certamente existem diversas maneiras de garantir que você seja capaz de causar um impacto em sua posição atual e ser reconhecido por seu potencial.

Apesar dos requisitos variar de uma empresa para outra, você pode conseguir se destacar como um bom candidato seguindo algumas estratégias.

Você precisa ser indispensável

Isso pode parecer óbvio, mas se você não tiver um alto desempenho em seu trabalho, será praticamente impossível receber uma promoção. Portanto, seja realmente bom no que faz, você deverá concentrar seu foco nesse ponto.

Mas lembre-se que apenas ser bom na sua função não será suficiente. Pois, mesmo que trabalhar duro seja importante, seus esforços podem passar despercebidos se você nunca se colocar em uma posição visível.

Por isso, se você deseja mostrar ao seu empregador que merece uma promoção, você precisa ser notado por suas contribuições para a empresa.

Então, demonstre ser capaz de estar em algo maior. Uma boa forma de fazer isso é entrando em projetos novos da empresa e se colocando à disposição para ajudar no que for preciso.

Além disso, procure por oportunidades onde seu conhecimento e habilidades possam ser exibidos, como reuniões de equipe ou avaliações de desempenho.

Supere suas metas

Ter bom desempenho está diretamente relacionado a alcançar metas.

Então produzir bons resultados é a melhor forma de chamar atenção, e não só daqueles que fazem parte da empresa em que você trabalha, mas sim do mercado como um todo.

Torne-se uma presença positiva em seu local de trabalho

Manter a calma e ser otimista mesmo sob pressão é uma das qualidades essenciais de um bom líder.

Mantendo sua mente clara e focada o tempo todo, você pode entregar resultados consistentes e minimizar suas chances de cometer erros.

Aliás, você também ajudará os membros de sua equipe a serem positivos, resultando em um ambiente de trabalho mais favorável para todos.

Mantenha sua ética de trabalho

Já vimos que o desempenho é a principal peça chave envolvida no processo para se obter uma promoção.

Ou seja, seu desempenho profissional irá mostrar que você já domina sua função atual e está pronto para assumir uma posição mais desafiadora na empresa.

E a ética de trabalho deve sempre te acompanhar, por isso seja pontual no trabalho, reuniões e eventos da empresa, e cumpra todos os seus prazos.

Também gerencie suas responsabilidades atuais com competência para provar seu verdadeiro valor para a empresa.

Faça uma autoanálise

Você realmente está preparado para ocupar o cargo que deseja? Se não, o que está faltando para completar essa etapa? Então observe e busque por alternativas para suprir essas lacunas profissionais.

Mostre a seu chefe que você está empenhado em melhorar e desenvolver continuamente suas habilidades, encontrando oportunidades de aprendizado, tanto dentro quanto fora do escritório. Faça cursos, participe de Workshops ou Webinar, por exemplo.

Expresse suas aspirações de carreira

Antes do início do ano, converse com seu chefe para definir e discutir seus objetivos de carreira profissional.

Esteja aberto sobre onde você se estará daqui há 6 meses ou um ano. Um bom chefe o ajudará a atingir essas metas, dando-lhe oportunidades de crescer e também irá fornecer suporte para mantê-lo no caminho certo.

O que importa aqui é mostrar que você tem o desejo profundo de atingir suas metas e que você é ambicioso em seus planos.

Além disso, você pode pedir para ser colocado em projetos fora do seu departamento. Isso mostra que você leva sua carreira a sério e não está esperando que outra pessoa o leve aonde deseja.

Observe seus concorrentes

Descubra o que outras pessoas em sua posição e setor estão fazendo (ou já fizeram) para alcançarem uma promoção. Observe mais de perto algumas das pessoas em sua empresa que foram promovidas nos últimos anos.

Procure traços de personalidade comuns, conquistas e hábitos entre aqueles que foram promovidos com sucesso.

Essas observações podem lhe dar uma melhor compreensão do que você precisa fazer para obter uma promoção.

Por exemplo, alguns empregadores querem que seus funcionários façam parte de uma equipe.

Em tal situação, mostrar disposição para ajudar nos projetos dessa equipe poderá ajudá-lo a construir um relacionamento com seu supervisor ou gerente.

Amplie sua rede de contatos

O Networking é uma das ferramentas mais importantes para qualquer profissional.

Construir um relacionamento saudável com os colegas de trabalho e buscar cultivar laços profissionais não se trata de bajulação, mas sim de prezar pela boa convivência.

Compartilhar ideias, assuntos pertinentes, auxiliar os outros em suas tarefas diárias, ou mesmo se colocar à disposição para o que for necessário, são boas formas de fazer networking.

Além disso, você pode participar dos eventos da empresa, estar presente em reuniões, participar de ações beneficentes de forma voluntária, são essas algumas formas de construir uma boa rede de contatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.