Aula de pós-graduação

Motivos para investir em uma pós-graduação

O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais qualificação e habilidades dos profissionais.

Por isso, a pós-graduação se tornou uma ótima maneira de aprimorar os conhecimentos e se destacar nesse cenário competitivo.

Existem muitas razões para iniciar um curso de pós-graduação, para saber os principais continue lendo o artigo.

A importância da pós-graduação para a carreira

De acordo com pesquisa divulgada pelo Semesp, órgão que representa as mantenedoras de ensino superior no Brasil, quem possui formação superior tem 54% menos chance de ficar desempregado.

Além disso, a remuneração é melhor conforme os profissionais possuem uma pós-graduação.

Portanto, investir em educação é uma escolha que sempre oferece garantia de retorno.

Quando se trata de uma boa pós-graduação, em uma instituição que oferece uma formação robusta, este investimento é ainda mais seguro.

Se você quer estar à frente da concorrência e ter mais destaque no mercado de trabalho é necessário considerar um curso de pós-graduação.

Afinal, hoje em dia não basta ter apenas uma formação superior. Por isso, é importante pensar mais além e investir em um curso de aperfeiçoamento.

Turma de pós-graduação
Ao investir em uma pós-graduação, você tem mais chances de trabalhar em novos aspectos da sua carreira e se transformar em um profissional mais completo.

Motivos para fazer uma pós-graduação

Confira como uma pós-graduação pode agregar valor à sua carreira, melhorar seu currículo e ainda oferecer novas oportunidades no mercado.

1. Pós-graduados ganham mais

A remuneração média de um pós-graduado pode ser o dobro de um graduado em algumas áreas. Isso acontece porque as empresas querem profissionais mais completos.

Um profissional que possui um doutorado ou mestrado recebe em média R$12 mil em cargos executivos.

Já o detentor de um certificado de MBA ou especialização ganha em média R$7 mil em cargos de coordenação e supervisão.

2. Pós-graduados conseguem empregos

As evidências sugerem que as pessoas com pós-graduação são mais propensas a encontrar emprego do que aquelas com graduação ou apenas o ensino médio.

O relatório de destinos de pós-graduação constatou que 92,4% dos novos pós-graduados estavam empregados logo após a conclusão do curso.

Além disso, 70% das vagas de emprego em grandes empresas são para profissionais de nível pleno e sênior, o que não é acessível para quem acabou de sair da graduação.

3. Mais chances de progredir na carreira

Os estudos de pós-graduação podem ajudá-lo a progredir no trabalho e também a explorar novas carreiras.

Você terá oportunidade de adquirir conhecimento especializado na sua área e habilidades e experiência transferíveis, como liderança e gestão de projetos.

Isso deixará você melhor posicionado para aproveitar as oportunidades quando elas surgirem.

Uma pós pode te ajudar inclusive a mudar de área, caso você não tenha ficado satisfeito com a sua formação na graduação.

4. Oportunidade para expandir sua rede profissional

Uma das grandes vantagens de fazer um curso de pós-graduação é a oportunidade de conhecer profissionais e pesquisadores com ideias inovadoras.

Você pode expandir sua rede profissional e ter acesso a novas oportunidades de emprego, negócios, pesquisa e colaboração.

Aproveite para desenvolver seu networking, trocar informações e expandir suas possibilidades.

5. Aprenda as melhores práticas

Um curso de especialização ou de atualização vai colocar você a par das novidades e avanços da profissão.

Portanto, você estará mais preparado para intervir em sua empresa e equipe de trabalho. Você também poderá aumentar sua produtividade implantando as técnicas aprendidas.

Da mesma forma, existem cursos voltados para o desenvolvimento pessoal e liderança. Isso pode ajudar você a se tornar um profissional mais completo e preparado para os postos mais elevados da sua empresa.

6. Realização pessoal

Muitas pessoas citam a progressão na carreira e uma renda melhor como razões para iniciar um curso de pós-graduação.

Mas outros fazem isso por motivos pessoais e em benefício de suas comunidades.

Também há quem faça um mestrado para ter mais chances de trabalhar em organizações internacionais que operam em suas cidades, bem como quem queira usar o conhecimento e as habilidades obtidos para ajudar outras pessoas.

Vale a pena fazer uma pós-graduação?

Quando você decide fazer um curso de pós-graduação está optando por investir uma quantidade considerável de dinheiro e tempo em sua qualificação.

Portanto, esta é uma decisão importante, que pode gerar resultados maiores que os esperados.

Contudo, como todo investimento, você deve estar atento se o que você vai ganhar no futuro compensa os gastos.

Outro ponto importante é que seu currículo ganha mais peso diante dos concorrentes. E isso aumenta consideravelmente sua empregabilidade.

Em suma, se você quer apostar em sua carreira, a pós-graduação é uma das melhores formas de garantir o sucesso profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *